Pavimentação de rodovias na região farão de Alto Araguaia novo corredor logístico em MT

O governo já sinalizou positivamente com a proposta.

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

O asfaltamento de MT’s ligando à BR-364 vai proporcionar a implantação de um eficiente corredor logístico de exportação na região Sudeste em comparação com outras regiões produtoras do Estado. Com a pavimentação de um trecho significativo da MT-100 entre os municípios de Alto Araguaia e Ribeirãozinho [serviços serão retomados após período de chuvas] o foco será a execução de obras de pavimento nas rodovias MT-299 até Itiquira, MT-462 e MT-110, que liga a Guiratinga totalizando cerca de 250km. O objetivo é formar um corredor multimodal interligando essas MT’s à BR-364 que dá acesso ao terminal ferroviário em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá).

O assunto foi debatido em reunião entre o prefeito Gustavo Melo (PSB), o vice-prefeito Freud Fraga (DEM), o deputado federal Juarez Costa, o assessor do deputado Marco Aurélio, o prefeito de Araguainha, Silvio José de Morais Filho, o Silvinho, representantes da Empresa Euca Energy e o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Oliveira.

A pavimentação da MT-110, por exemplo, ligaria por via pavimentada a duas importantes BR’s em Mato Grosso: a BR-070 com saída para Primavera do Leste e a BR-364, o que agilizará o escoamento da produção de grãos da região por meio do terminal ferroviário em Alto Araguaia com capacidade de armazenar cerca de 31 mil toneladas de produtos.

A melhora a infraestrutura com a pavimentação destas rodovias estaduais também vai agilizar o transporte de madeira de eucalipto na região com a possível instalação de uma fábrica de celulose em Alto Araguaia.

O governo já sinalizou positivamente com a proposta. Propôs a formação de uma Parceria Público-Privada (PPP-Social) com contrapartida do Estado visando a execução das obras. O prefeito Gustavo Melo e o vice-prefeito Freud Fraga, com apoio do deputado federal Juarez Costa, defenderam a importância da execução das obras nas rodovias que no contexto da infraestrutura de transportes e a busca de alternativas para dar competitividade à produção regional, que abriga grandes áreas de soja e milho.

O prefeito ressaltou a importância do terminal ferroviário em Alto Araguaia no processo de escoamento de grãos do Estado. O pico de operação a estrutura expedia diariamente mais de 50 mil toneladas de soja, milho e farelo de soja por meio dos trilhos até o Porto de Santos, onde seguem para exportação

Melo reforçou que é necessária uma logística rodoviária mais eficiente para garantir o escoamento de toda essa produção. A estimativa é que somente na região sejam produzidas cerca de 4 milhões de toneladas de grãos por ano. “É necessário, de maneira urgente, avançarmos em termos de logística. Essas obras de pavimentação darão uma nova dinâmica de logística para toda região. Quem ganham são os municípios e o terminal de Alto Araguaia voltará se reoxigenado, possibilitando novas oportunidades de emprego”, disse o prefeito.